Objetivo

Bicicleta & Prazer: Passeios por transporte e transporte por passeios!
Diário da experiência de um comum que utiliza bicicleta praticamente para tudo.
Espero que sirva de início pois aqui teremos apenas o básico.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Passeando, treinando maaaassss objetivando um condicionamento físico.

Gente,
tudo aqui visa, dividir conhecimento e troca de informações... inclusive as dos outros...rsrsrsrs... e, acho que o www.andersonbicicletas.com.br (este link leva direto ao post) não ficaria chateado...até porque, jamais vou por aqui o post todo... sempre, apenas uma parte, um resumo, que se gostarmos, nos fará ir à fonte...



Mas, qual o motivo deste post??? O seguinte: tive que ficar 2 dias sem pedalar... resultado: quando voltei, senti... Perguntei a uma colega que tb pedala sem compromissos e ela disse que era normal... aí, achei melhor procurar algo sobre condicionamento físico....

Então, segue aí a ideia do Anderson pra gente não pedalar à toa... ou seja, se fizermos um pouquinho mais, vira um treino e o benefício será muito maior...



Idealizando o treino


Vamos descrever agora o que seria um treinamento ideal com elementos de resistência e potência. Procure esquematizar seu tempo e conciliar suas saídas pelas ruas e, aos poucos, aumente seu percurso atingindo seu objetivo diário. Para iniciantes, pedalar 45 minutos três vezes por semana é o mínimo para um programa de treinamentos. Procure conciliar as pedaladas com outras atividades aeróbicas como natação, hidroginástica, corrida, etc.




domingo: 
como é o dia que temos mais tempo e podemos fazer tudo com mais calma e prazer, será o dia do treino mais forte. É um treino visando resistência, ou seja, pedalar por bastante tempo na faixa aeróbica. Para quem está iniciando, este tempo deve ser de no mínimo 45 minutos e no máximo 1,5 h. Para quem é um atleta, seria o dia de uma competição, mas, se ela não existir, faça uma simulação.



segunda-feira: 
é o dia do descanso-ativo. Pegue a bicicleta e vá "rodar" uma pequena distância pelo menos durante 30 mim. Pensando em Bike na Rua, é um dia de apenas ir e voltar com moderação buscando uma transmissão leve, girando com a freq. cardíaca na base da faixa aeróbica. Estaremos desta forma "oxigenando" a musculatura, eliminando toxinas do dia anterior.



terça-feira: 
como "ontem" houve uma revitalização, não há desculpas para se submeter a um treino forte. Seria um treino semelhante a domingo, de 2 horas (para iniciantes, cerca de 1 hora ), visando resistência em ritmo alto, pedalando no topo da faixa aeróbica, os 85% da freq. cardíaca máx.. Desta forma, o estímulo para a capacidade aeróbica também é máximo. Existe o sofrimento, mas, logo depois teremos a compensação. Não há resultado sem esforço.



quarta-feira: 
treinamento de ritmo visando potência. É um treino curto e grosso, ou seja, tiros com o ritmo máximo, como se fosse um contra-relógio, neste caso, esqueça de controlar a freq. cardíaca, porque ela vai "extrapolar". Seriam inicialmente 5 tiros de 3minutos cada, com 3 a 5 minutos de recuperação entre os tiros e um bom aquecimento de uns 15 minutos antes da série. Com o passar do tempo e a evolução natural da condição física, a duração dos tiros vai aumentando para 5, 10 e 20 min. e o número de repetições vai caindo para 4, 3 e 2 tiros. Este treino anaeróbico faz com que melhoremos nosso ritmo individual proporcionando maior facilidade em subidas e retomadas de velocidade. Para quem tem objetivos de competir principalmente ciclismo (sprints), down hill e BMX, este treino é indispensável. Uma arrancada de farol como da foto, pode ser uma boa hora para um tiro, além disso, é importante arrancar rápido e administrar nosso posicionamento no trânsito.



quinta-feira: 
repetição de terça. Procure alternar o trajeto para não causar monotonia.



sexta-feira: 
idem a quarta só que mais fraco. se estiver indisposto, com o corpo muito cansado, não o faça e, somente vá girando para o trabalho.

sábado: 
ele diz lá, DESCANSO.... Eu, me recuso... pelo menos um pedalinho dou...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.