Objetivo

Bicicleta & Prazer: Passeios por transporte e transporte por passeios!
Diário da experiência de um comum que utiliza bicicleta praticamente para tudo.
Espero que sirva de início pois aqui teremos apenas o básico.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Dicas Ciclotransporte I

Como já disse, tem um tempo que pedalo pro trabalho, com ida e volta totalizando uns 22 km, divididos em: 4 km por ruas e 7 km por ciclovia. Então vai aqui minha experiência no ciclotransporte com a SEGURANÇA em primeiro lugar.

Bicicleta: Blitz Dobrável VERSUS Caloi City - Aro 26
Ciclovia, VERSUS Ruas (com e sem ciclofaixas)

Só com estes dois títulos, este texto está bem grande e tb será sempre atualizado, então, talvez em breve ele seja todo fatiado...

Ainda faltam os seguintes títulos.

  1. Equipamentos
  2. Bagageiro
  3. No Bagageiro
  4. Violência Urbana - assaltos

Mas, pra ler o que já temos, é só expandir.




Bicicleta: Blitz Dobrável VERSUS Caloi City - Aro 26

Utilizava uma blitz dobrável e há três dias venho utilizando a Caloi City. Pra mim já está claro que se o objetivo é só o transporte, a dobrável é muito mais adequada a esta finalidade.

Primeiro porque ela dobra (oh!!!!!) e em caso de qualquer problema é só procurar um táxi ou mesmo um ônibus e vc continua seu trajeto sem grandes atrasos. Agora, imagine fazer isto com uma bicicleta grande? Mas, e se vc quiser um treininho? Com a dobrável, ele ficará prejudicado. Vc pedala muito, não faz tanta força e não experiencia boa velocidade.

Segundo, a bicicleta grande, já perde se vc tiver que utilizar um elevador (justamente o meu caso). Imagina então, precisar de elevador e ter um apto pequeno? Aí, só eu mesmo!!! Pelo menos no trabalho não tenho estes problemas. Pense nisto também.

Quanto à capacidade de carga, a da blitz é bem menor. Então, fazer uma compra pra levar pra casa, complica um pouco. Já fiz mas tive que pensar no que comprar e acabei não comprando tudo que "precisava".

Ciclovia, VERSUS Ruas (com e sem ciclofaixas)

E existe ciclovia (ou pista ciclável) no Brasil? Então é isto, por lá tem de tudo, em qualquer sentido e direção. Dependendo do horário, principalmente na primavera/verão, vc passa por ela mais cheia ou menos cheia. Se ela cruza um parque então, prepare-se! É preciso muita atenção! Na verdade, deve-se pedalar num ambiente destes de forma defensiva, com os dedos nos freios e baixa velocidade. Porque a qualquer momento, a criança se solta da mãe, um cachorro cruza a pista, bolas (de vôlei, futebol, frescobol, basquete) surgem do nada. Então, é preciso tentar prever (e previsão não é certeza) os movimentos que os seres vivos à sua frente podem fazer. E, quando passar por uma quadra qualquer, bote 1 (um) olho na bola o outro continua na pista. Mas, indiscutivelmente, é muito mais seguro que em qualquer outro lugar e com a presença das pessoas de todas as idades e tribos, com ou sem seus animais, muito mais prazeroso também.

Ruas, todos já conhecemos desde pequenos. E a dica que tenho é: repare e sinta o trânsito, dividindo seu trajeto em trechos (vale pra ciclovia também), avaliando quais os mais ou menos críticos, estressantes, perigosos e por que não, prazerosos! Onde vc, indo ou vindo do trabalho, pode relaxar. Calcule o tempo dos trechos e sincronize-os com os SINAIS (FARÓIS)... Vc verá como eles são úteis quando a rua a ser pedalada, é estreita, tem péssima pavimentação, ou um tráfego mais pesado.

Trato a Ciclofaixa da mesma forma que rua, por causa da qualidade dos nossos motoristas.

A única mudança que tenho adotado, desde os tempos de moleque, é andar o mínimo possível pela contramão.

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